quarta-feira, 13 de agosto de 2014

UM POEMA EM CADA ÁRVORE - MOBILIZAÇÃO NACIONAL 2014






FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: clique aqui


REGULAMENTO


APRESENTAÇÃO

O presente edital tem o objetivo de estabelecer critérios para a uniformização de procedimentos para a realização do Um poema em cada árvore em diversas cidades brasileiras.
O Um poema em cada árvore é uma iniciativa de incentivo à leitura realizada desde agosto de 2010 na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais.
Idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia, a iniciativa caracteriza-se por utilizar as árvores como suporte para a leitura, pendurando mensalmente poemas de poetas desconhecidos do grande público nos oitis valadarenses.
Esta foi uma forma encontrada para construir novos espaços de fruição poética, ampliar o acesso da população à poesia e colocar o trabalho de poetas contemporâneos em contato com novos públicos.
O Um poema em cada árvore foi uma das iniciativas finalistas do Prêmio Vivaleitura 2011, premiação executada pela OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos.
A repercussão nacional do projeto somada à sua característica pioneira e de fácil replicação permitiu que diversos poetas, educadores, agentes culturais e sociais brasileiros manifestassem interesse em realizar o Um poema em cada árvore em suas cidades.
Ao encontro dessas maravilhosas manifestações será realizado pelo terceiro ano consecutivo o Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional) – Edição 2014 em diversas cidades brasileiras, constituindo assim uma rede de poetas e agentes culturais mobilizados em fomentar ainda mais as intenções do projeto no que refere à conquista de novos espaços de fruição poética, ampliação do acesso da população à poesia, divulgação do trabalho de poetas desconhecidos do grande público e elevação dos índices de leitura em nosso país.

DAS INSCRIÇÕES E RESULTADO

1.    Só serão validadas as inscrições realizadas por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível no endereço eletrônico: www.institutopsia.org
2.    O prazo de inscrição é até o dia 1º de setembro de 2014.
3.    O resultado das cidades e articuladores que realização o Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional) – Edição 2014 será divulgado até dia 10 de setembro no endereço eletrônico: www.institutopsia.org

DAS CARACTERÍSTICAS DO UM POEMA EM CADA ÁRVORE (MOBILIZAÇÃO NACIONAL)

- Em cada cidade, o Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional) será composto de até 25 (vinte e cinco) poemas de poetas locais escolhidos pelo Articulador Local.
- Os poemas dos poetas locais, escolhidos pelo Articulador Local, participarão apenas da iniciativa em sua respectiva cidade.
- Os poemas deverão ser impressos em papel reciclado e pendurados nas árvores conforme procedimento adotado pelo Instituto Psia na cidade Governador Valadares/MG.
- Em cada impressão constará apenas o poema, o nome do poeta, a cidade do poeta participante, o blog ou site do poeta, a logomarca do Um poema em cada árvore, o nome do idealizador do projeto, a logomarca do Instituto Psia (Coordenador Nacional) e o nome e/ou logomarca do Articulador Local.
- O Um poema em cada árvore é uma ação de baixo custo, fácil replicação, em que todas as despesas inerentes à impressão, barbante, grampo, tesoura e grampeador totalizam a quantia de 10,00 (dez reais).

DAS OBRIGAÇÕES DOS ARTICULADORES LOCAIS

1 – O Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional) deverá ocorrer obrigatoriamente no dia 21 de setembro (Dia da árvore) ou dia 22 de setembro (início da primavera), do ano de 2014, a critério do Articulador Local, que informará sua opção de data para realização da ação em sua cidade no ato do preenchimento do formulário de inscrição.
2 – Caberá ao Articulador Local de cada cidade:
- Providenciar um local de acesso gratuito em que os poemas serão pendurados nas árvores.
- Organizar e divulgar localmente a iniciativa.
- Selecionar os poemas de poetas locais que participarão da iniciativa.
- Custear as despesas necessárias à realização da iniciativa em sua cidade, tais como impressão, barbante, tesoura, grampo e grampeador.
- Providenciar, caso necessário, quaisquer autorizações para utilização dos espaços públicos em que acontecerá o evento.
3 - Por ser uma ação voluntária e de baixo custo, é vedada a vinculação de patrocinadores ao projeto Um poema em cada árvore. Entretanto, o articulador local poderá realizar atividades de incentivo à leitura paralelas ao evento (oficinas, debates, palestras, exposições, feiras), podendo a essas atividades vincular patrocinadores. Ressaltamos que a vinculação de patrocinadores ao projeto Um poema em cada árvore só é permitida através da realização de um Intercâmbio Cultural mediante Termo de Parceria com o Instituto Psia, com regulamento próprio, formato e critérios distintos dos apresentados neste presente edital.
3 - Após a realização do evento, o Articulador Local se compromete a enviar para a Coordenação Nacional um relatório contendo:
- Clipping de material de divulgação e matérias na imprensa sobre a ação (internet, jornais, revistas).
- Fotos dos poemas pendurados nas árvores.

DAS OBRIGAÇÕES DA COORDENAÇÃO NACIONAL DO EVENTO
1 - A Coordenação Nacional se compromete a fornecer aos articuladores inscritos os seguintes itens:
- Arquivo em Word com imagem inserida no rodapé da página constando a logomarca do Um poema em cada árvore, o nome do idealizador do projeto, a logomarca do Instituto Psia (Coordenador Nacional) e o nome e/ou logomarca do Articulador Local, para que o Articulador Local possa inserir os poemas e imprimir.
- Release e fotos para divulgação.
- Passo a passo com os procedimentos para a montagem das lâminas a serem penduradas nas árvores.
2 - A Coordenação Nacional orientará os articuladores locais a respeito do cronograma e plano de trabalho.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1 - O Articulador Local poderá ser tanto pessoa física (poetas, escritores, agente cultural, educador, agente social) quanto pessoa jurídica (ONG, associação e cooperativa) e grupos informais (coletivos) de cunho cultural, social e/ou ambiental.
2 - Caso 02 (dois) ou mais interessados se candidatem a realizar o Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional) em uma mesma cidade, o Instituto Psia selecionará apenas 01 (um) Articulador Local em cidades com menos de 300 mil habitantes e indicará o candidato não selecionado ao Articulador Local para que possa contribuir de alguma forma com a realização do evento. Em cidades com mais de 300 mil habitantes poderão ser selecionados 02 (dois) ou mais articuladores, que realizarão a ação em regiões diferentes da mesma cidade. Ressaltamos que na escolha dos articuladores locais terão prioridade pessoas e entidades que realizaram o Um poema em cada árvore em sua cidade em anos anteriores.
3 - O ato de preenchimento do formulário de inscrição representa ciência e concordância com o edital, suas disposições, bem como o comprometimento com a veracidade das informações ali prestadas e, também, significará que o Articulador Local irá se comprometer a realizar a ação em sua cidade.
4- O Articulador Local, indicado no formulário de inscrição, é o responsável pela realização do Um poema em cada árvore (Mobilização Nacional) na cidade inscrita e se compromete a não usar o evento de forma indevida, assim como sua marca para fins não previstos neste regulamento.

13 DE AGOSTO DE 2014, INSTITUTO PSIA ASSOCIAÇÃO CULTURAL
 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – Clique aqui

2 comentários:

  1. Fiz inscrição para ser articulador local em Poá, até o momento não obtive resposta sobre ela.

    Magno Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Amei sua iniciativa! Bacana mesmo! Acredito que todo cidadão tem direito de acesso ao livro, à leitura, ao conhecimento.
    Ano passado sugeri a uma bibliotecária de minha cidade a nossa inscrição.
    Inscrição aceita, convidei o curso técnico em biblioteca para participar e ajudar na organização e realização do evento na cidade. Cada um fez em sua região. Correu tudo certo. Porém este ano procurei a mesma pessoa para realizarmos juntos o evento e a mesma disse que faria sozinha e eu teria que fazer minha inscrição separada. Fiz e esperei retorno. Enquanto isso, a BC Roda Viva e o curso técnico, organizamos o material com o exemplar do ano anterior. Como não recebi retorno de vcs li o regulamento novamente e vi que não pode ter 2 no município. Como já tínhamos tudo pronto, realizamos o evento. Fizemos errado? Terá algum problema para o instituto?
    Peço desculpas se causei algum transtorno.

    ResponderExcluir