domingo, 9 de julho de 2017

Sarau do Psia completa 7 anos, celebrando a felicidade de que no interior de Minas Gerais a poesia tem um público pra chamar de seu.



Na próxima sexta-feira, às 19 horas, na Praça dos Pioneiros, durante a Festa das Flores, será realizada a 77ª edição do Sarau do Psia, encontro literário que acontece há sete anos em Governador Valadares, cidade de quase 280 mil habitantes situada no Leste de Minas Gerais.

Criado pelo poeta Marcelo Rocha em julho de 2010, o Sarau do Psia  promove mensalmente em bares valadarenses o encontro de poetas e não-poetas  no município de Governador Valadares, estimulando o interesse pela poesia, a interação e o protagonismo da comunidade através de atividades de declamações de poemas, varais poéticos e música, contribuindo para a formação de um público amante da poesia na cidade.
O Sarau do Psia é o único sarau literário em atividade realizado periodicamente na cidade e região do vale do rio doce e usa a oralidade para fazer com que a literatura chegue até as pessoas que se deslocam de diversos bairros da cidade para participar do encontro, e com isso, tem reunido a cada mês num mesmo local crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas de diversas classes sociais, crenças e escolaridade.

No segundo semestre de 2017 o Sarau do Psia expandirá suas ações para a zona rural de Governador Valadares, graças ao apoio recebido pelo Fundo Estadual de Cultura, que possibilitará a realização do Circuito Sarau do Psia em distritos valadarenses.

Para a edição de aniversário, que a programação contará com as tradicionais declamações de poemas feitas por poetas locais e promoverá o Intercâmbio Poético Musical Brasil X Guiné-Bissau, momento em que o público será presenteado com a presença no mesmo palco do lançamento do grupo Verso do Avesso e  da apresentação de músicos guineenses.
O grupo Verso do Avesso, criado no Sarau do Psia, conta em sua formação com o poeta Marcelo Rocha (Voz/Violão/Composições/Declamações), Maurício Mansú (Violão/Arranjos), Gui Ramalho (Violão/Voz/Arranjos). No repertório do grupo, consta poemas de poetas do Sarau do Psia musicados por Rocha e poemas declamados entre uma música e outra.

Para Marcelo Rocha, o Sarau do Psia tem servido pra contrariar as estatísticas e fortalecer o poder do sonho. “O sarau tem sido uma forma de resistência. De resistir a uma ideia errada de que o povo não gosta de poesia. O que temos presenciado nesses sete anos é que, com muita luta e persistência, a poesia tem mostrado que é uma balada muito interessante e que em Governador Valadares temos sim um público que gosta de poesia. O sarau vem realizando um sonho de todo artista e evento cultural, que é o de ter um público pra chamar de seu. De conseguir construir uma relação de amor e identificação sincera com a comunidade.”


Sobre o Instituto Psia

O Instituto Psia é uma associação cultural que realiza ações de incentivo à leitura e promoção da poesia em Governador Valadares/MG, desde julho de 2010.
Dentre as ações realizadas, se destacam, além, do Sarau do Psia, os projetos “Poesia sim, violência não”, “Campanha de Popularização da Poesia” e “Um poema em cada árvore”.


Mais informações à imprensa:

 (33) 98809-0229 (WhatssApp) – Instituto Psia
(33) 999897588 – Marcelo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário