Um poema em cada árvore

 

Um poema em cada árvore é uma iniciativa de incentivo à leitura realizada mensalmente desde agosto de 2010 na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, que utiliza as árvores como suporte para a leitura, pendurando mensalmente poemas de poetas contemporâneos nos oitis valadarenses.

Idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia, a iniciativa possui uma característica pioneira e de fácil replicação que se propõe à construção de novos espaços de fruição poética, ampliação do acesso da população à poesia e divulgação do trabalho de poetas contemporâneos para novos públicos.


Mobilização Nacional

Através de uma Mobilização Nacional realizada em 21 de setembro dos anos de 2012, 2013 e 2014 o Um poema em cada árvore  foi  realizado em 131 cidades brasileiras. A Mobilização Nacional constitui uma rede de poetas, educadores, agentes culturais e sociais, instituições e estudantes mobilizados em levar a poesia aonde o povo está.



Premiações

Um poema em cada árvore foi uma das iniciativas premiadas com o Prêmio Vivaleitura 2011 e 2014, concedido pela OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos, Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Fundação Santillana.


Participe com poemas

Qualquer pessoa pode colaborar com textos em verso. Os trabalhos devem ser enviados qualquer dia para o email contato@institutopsia.org, digitados em word, fonte Arial, tamanho 16. É necessário que o poema caiba em apenas uma página. Os textos enviados serão avaliados pela coordenação do projeto e selecionados conforme qualidade literária e adequação ao público. A participação no projeto é voluntária e não haverá pagamento de direitos autorais. Todo o material enviado poderá ser reproduzido na internet, no blog, Facebook e Flickr , preservando sempre a autoria de cada poema.

Encaminhe também as seguintes informações:
NOME COMPLETO/ BLOG OU SITE PESSOAL (SE TIVER)/
CIDADE E ESTADO/ DATA DE NASCIMENTO


Realize em sua cidade


Envie uma proposta para contato@institutopsia para realizar o Um poema em cada árvore em sua cidade e aguarde um contato do Instituto Psia.